terça-feira, 30 de maio de 2017

Trauma é destino?


Resultado de imagem para trauma psicologico


Quando pensamos em trauma ou evento traumático, imaginamos algo extraordinário. No entanto, eventos traumáticos são parte da vida diária. Peter Levine afirma: "Trauma é um fato da vida. No entanto, ele não tem que ser uma sentença de vida". Isto significa que essencialmente o trauma não é uma condição permanente, e pode ser curado ou transformado.

O trauma não reside no evento externo, mas em como o sistema nervoso processa o evento e o armazena no corpo. Com uma ameaça real ou imaginária, a amígdala, da parte límbica do sistema nervoso, é ativada. Se a ameaça é reconhecida como real e iminente, uma resposta de emergência em todo o corpo é acionada e os hormônios do estresse são liberados, encerrando funções não emergenciais e ativando respostas de corpo inteiro para lutar ou fugir. Se nenhum deles é possível, há um congelamento, uma imobilidade que armazena a energia potencial que era para ser usado na luta ou fuga. Os animais em estado selvagem descarregam automaticamente a resposta ao congelamento quando a ameaça termina e não ficam traumatizados. Os seres humanos podem descarregar essa energia, bem como tremer, chorar, etc. Eles também podem receber apoio de amigos, ajudantes, etc, que iriam levá-los à segurança e facilitar a descarga. A resiliência como resposta natural ou adquirida a partir de experiências anteriores facilitam o processo. 

No entanto, os seres humanos podem bloquear conscientemente ou inconscientemente a libertação de tal energia traumática. A energia que estava a ser mobilizada para a sobrevivência permanece presa no corpo como "resposta incompleta e deixada sem descarga, levando à desregulação do nosso sistema nervoso e ao desenvolvimento dos sintomas. De acordo com Peter Levine , a cura do trauma é um processo natural que pode ser acessado através de uma consciência interior do corpo e que nunca pode ser completamente curado até que também abordar o papel essencial desempenhado pelo corpo.

Portanto, sabemos que o trauma acontece de forma rápida e inesperada, é tão intenso que a pessoa não consegue lidar com ele, mas pode ser curada ou transformada em condições favoráveis ​​como acabamos de descrever, consistindo basicamente em resiliência, apoio e descarga de energia. O armazenamento e o congelamento de emoções não resolvidas provocadas por eventos adversos criam os impactos negativos a longo prazo das experiências traumáticas como desregulação do sistema nervoso e desenvolvimento de sintomas.

Trauma pode resultar de eventos que são claramente extraordinários ou catastróficos e de eventos que podem ser considerados comuns e ordinários, o que significa que eles acontecem com mais freqüência na vida diária.
- Eventos traumáticos extraordinários incluem o seguinte: guerra; Repressão por parte de governos ou partidos políticos; Perseguição religiosa e política; terrorismo; cativeiro; tortura; Homicídios; Assaltos; estupro; violência; Desastres naturais.
- Eventos traumáticos comuns incluem o seguinte: acidentes de carro; Quedas Lesões graves; procedimentos médicos; Doenças; Febre alta em bebês; Exposição a substâncias tóxicas; Violência que pode ser com a própria pessoa ou testemunhado; Perdas súbitas e inesperadas; Separações familiares, asfixia; Afogamento, distúrbios pré e perinatais e violência sexual.

Se incluímos eventos traumáticos ordinários, poderíamos dizer que quase todos passaram por experiências possivelmente traumatizantes. Se incluímos aqueles com trauma secundário, isto é, aqueles que podem ser traumatizados por testemunhar cenas traumáticas, podemos afirmar que toda a população é propensa a traumatização.
Resultado de imagem para liberdadeTrauma afeta povos diferentes em maneiras diferentes. As pessoas muitas vezes recebem críticas por não se recuperar suficientemente rápido do evento traumático que experimentaram. Este é um fardo adicional que a pessoa tem que carregar. É importante deixar as pessoas traumatizadas saberem que seu sofrimento envolve tanto sua resposta emocional como também uma resposta fisiológica; Ninguém deve ser julgado com base em sua reação em comparação com as reações de outras pessoas. Além disso, o fato de que eles podem ter sido potencialmente incapaz de ajudar ou resgatar alguém pode causar trauma experimentado como culpa e desequilíbrio emocional. As pessoas também precisam entender que o "congelamento" (também conhecido como imobilidade tônica) não é algo que eles podem controlar voluntariamente - o processo é sistematicamente ativado para evitar estresse adicional.


Texto escrito por:
Luiza Braga (CRP 11/04767)
Psicóloga. Possui especialização em Psicologia da Saúde pela PUC/SP e Mestrado em Psicologia Clínica pela PUC/SP. É psicóloga clínica há 9 anos com experiência no atendimento de crianças e adultos, na área da psicossomática, trauma e luto. Sócia diretora do Veredas Psicológicas – Caminhos de Crescimento. Coordenadora de grupos de estudos. Atualmente faz formação em Experiência Somática e Traumas na Associação Brasileira de Traumas. Membro da ABT - Associação Brasileira de Traumas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário