domingo, 16 de março de 2014

5 Músicas Sobre: A adolescência nas músicas do Legião Urbana

Não duvidamos que a adolescência é uma fase complicada: as exigências sociais, o convívio com as turmas, a escolha profissional, a descoberta do amor, a relação com os pais, as mudanças no corpo, nos gostos, nas atitudes... Tudo se transforma rapidamente. No entanto, essa fase é complicada não só para os adolescentes, mas para os pais, cuidadores e professores que, perplexos diante das dificuldades de compreensão e acesso aos sentimentos e pensamentos dos mais jovens, muitas vezes se perdem, sem saber como se posicionar ou como agir.


Legião Urbana foi uma banda criada por Renato Russo, em Brasília, que marcou a história do Rock Nacional e a vida de muitos jovens nas décadas de 1980 e 1990. Com melodias fortes e letras poéticas, usou o tempero da influência punk, trazendo letras mais reflexivas, mais de acordo com os fortes sentimentos de insatisfação política e social de uma juventude nascida e criada nos padrões da burguesia brasileira.

As letras do Legião Urbana falam de amor e de perdas. Falam também de questões sociais e culturais, na maioria da vezes, de forma ácida e contestadora. E como são muito atuais, escolhemos algumas que podem ajudar no processo de encontro com o mundo adolescente. Quem sabe assim fica mais fácil resgatar as nossas próprias experiências e entender as angústias, medos e esperanças que permeiam os corações dos nossos jovens?





O REGGAE


"Ninguém me perguntou se eu estava pronto
E eu fiquei completamente tonto
Procurando descobrir a verdade
Nos meios das mentiras da cidade
Tentava ver o que existia de errado
Quantas crianças Deus já tinha matado
Beberam o meu sangue e não me deixam viver
Têm o meu destino pronto e não me deixam escolher
Vêm falar de liberdade pra depois me prender
Pedem identidade pra depois me bater
Tiram todas as minhas armas
Como posso me defender?
Vocês venceram essa batalha
Quanto à guerra
Vamos ver."


EU ERA UM LOBISOMEM JUVENIL


"Se o mundo é mesmo
Parecido com o que vejo
Prefiro acreditar
No mundo do meu jeito
E você estava
Esperando voar
Mas como chegar
Até as nuvens
Com os pés no chão...


O que sinto muitas vezes
Faz sentido e outras vezes
Não descubro um motivo
Que me explique porque é
Que não consigo ver sentido
No que sinto, que procuro
O que desejo e o que faz parte
Do meu mundo..."



GERAÇÃO COCA-COLA


"Depois de 20 anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser
Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis
Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola"

CLARISSE


"Clarisse está trancada no seu quarto
Com seus discos e seus livros, seu cansaço
Eu sou um pássaro
Me trancam na gaiola
E esperam que eu cante como antes
Eu sou um pássaro
Me trancam na gaiola
Mas um dia eu consigo existir 
e vou voar pelo caminho mais bonito'
Clarisse só tem 14 anos.."


QUÍMICA


"Chegou a nova leva de aprendizes
Chegou a vez do nosso ritual
E se você quiser entrar na tribo
Aqui no nosso Belsen tropical
Ter carro do ano, TV a cores, pagar imposto, ter pistolão
Ter filho na escola, férias na Europa, conta bancária, comprar feijão
Ser responsável, cristão convicto, cidadão modelo, burguês padrão
Você tem que passar no vestibular
Você tem que passar no vestibular"

Nenhum comentário:

Postar um comentário