quarta-feira, 18 de setembro de 2013

10 Filmes Sobre: Loucura

Loucura: quantas vezes por dia empregamos essa palavra ou suas variações? Tantas e tantas músicas, livros e filmes fazem referência aos perigos e prazeres da insanidade... 

Mas o que é “loucura”, afinal? Talvez, seja apenas uma questão de perspectiva!

A lista da semana traz 10 filmes que irão ajudar você a perder um pouco a razão:



Dolls 
(JAP, 2002)

Inspirado pelo tradicional teatro de bonecos (bunraku) e pelas histórias pessoais do próprio diretor Takeshi Kitano. Dolls, na verdade, é uma bela instigação visual. São três histórias de amores perdidos, de desencontros e reencontros, retratando de maneira trágica o que em nossos corações podemos entender como “enlouquecer de amor”.




O Gabinete do Dr. Caligare 
(ALE, 1920)

Considerado o primeiro filme de terror da história, narra a desventura de dois grandes amigos que tem seus destinos selados quando conhecem o Dr. Caligare e seu escravo, o sonâmbulo Cesare. 

Fiel ao movimento expressionista da época, O Gabinete do Dr. Caligare é uma orgia de formas bizarras e exageros propositais, que geram um sentimento onírico, como se estivéssemos participando da produção imaginária de um louco. Bom... Quem sabe, né?




Sybil 
(EUA, 1976)

Filme feito para a televisão americana. Sally Field interpreta com maestria uma moça – Sybil – que para sobreviver aos terríveis momentos de sua infância desenvolveu 13 personalidades diferentes. Com a ajuda de uma psicanalista (a sempre bela Joanne Woodward) tenta confrontar o passado e lutar por uma vida digna.




Se Enlouquecer, Não Se Apaixone 
(EUA, 2010)

É uma comédia bonitinha que conta a história de Craig, um garoto de 16 anos, depressivo, que por pensar constantemente em suicídio, resolve pedir ajuda num hospital. Por questões estruturais, Craig tem que ficar na mesma ala que os pacientes adultos e acaba conhecendo figuras interessantes, como Bobby, Muqtada e Noelle, que mudarão sua percepção do mundo e dos seus valores.




Louca Obsessão 
(EUA, 1990)

Suspense de deixar qualquer lábio roxo por falta de oxigenação, Louca Obsessão - adaptação do romance homônimo de Stephen King - traz James Caan no papel de Paul Sheldon, um escritor que sofre um estranho acidente de carro e é resgatado por uma enfermeira, Annie Wilkes, sua “fã nº 1”. Annie leva seu novo paciente até sua casa, um lugarzinho aconchegante e isolado, onde fará questão de cuidar para que Paul dê ao seu último livro um final mais apropriado, nem que ela tenha que forçá-lo a isso.

Kathy Bates merece destaque pelo papel de Annie Wilkes. Uma psicopata apavorante e ainda assim digna de pena.




Repulsa ao Sexo
(UK, 1965)

Catherine Deneuve está belíssima no papel de Carol, uma moça que passa maus bocados quando sua irmã a deixa sozinha no apartamento. Perdida em lembranças dolorosas, Carol afunda numa paranoia crescente, sofrendo alucinações cada vez mais perigosas.

Filme dirigido por Roman Polanski, faz parte da famosa Trilogia do Apartamento (ou Trilogia da Paranoia), da qual fazem parte outros dois filmes que caem muito bem nessa lista: O Bebê de Rosemary (1968) e O Inquilino (1975).




O Iluminado
(EUA, 1980)

Já ouviram falar em “Febre da Cabana”? É o mal preconizado logo que o Sr. Jack Torrance pisa pela primeira vez no antigo Overlook Hotel. Quando passa a residir lá com sua família, Jack acaba envolvido pela energia do lugar, palco de histórias bizarras de dor e morte. 

Clássico dos anos 80, também adaptado de um romance homônimo de Stephen King, O Iluminado é uma verdadeira viagem pelo labirinto da loucura (e isso, caros amigos, foi uma piada interna!).




Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos 
(ESP, 1988)

Os filmes de Pedro Almodóvar são marcados por sentimentos intensos, fortes obsessões e mulheres (ahn...) peculiares. A expressão “mulheres almodovianas” tomou força a partir deste filme, que traz personagens cheios de cores, de paixões, de emoções transbordantes e com uma certa tendência ao desastre.

Quando várias almodovianas encontram-se reunidas em um apartamento e ao redor do mesmo homem, pode-se esperar muita confusão com grandes pitadas de insanidade.




A Ilha do Medo 
(EUA, 2010)

O ano é 1954 e os detetives Teddy Daniels e Chuck Aule foram enviados para solucionar o misterioso desaparecimento de uma interna do hospital psiquiátrico para criminosos violentos, o Ashecliff. Com o andamento das investigações, Teddy passa a suspeitar que o Hospital pode estar envolvido de alguma forma, até que uma tempestade surge inesperadamente, mantendo todos reclusos em seus terrenos.

Mais um exemplo de sucesso da parceria DiCaprio-Scorsese




Bicho de Sete Cabeças 
(BRA, 2000)

Retrato cruel (mas real) dos hospitais psiquiátricos brasileiros, o filme conta a história de Neto, um adolescente que tem sua vida transformada quando o pai encontra um baseado nas suas coisas e decide interná-lo, já que não consegue lidar com a “rebeldia” do filho e com a consequente relação conturbada existente entre eles.

No hospital, Neto se depara com a miséria, a intolerância e a incompreensão numa realidade violenta e hostil, que não poderia jamais contribuir para o alívio de qualquer sofrimento, físico ou psíquico.

Vale muito a pena conhecer também o livro que deu origem ao filme: Cantos dos Malditos, autobiografia de  Austregésilo Carrano Bueno, que sofreu na pele os abusos do injusto encarceramento.




E por enquanto é só! Lembrou de algum filme legal? Compartilha com a gente! Em breve faremos uma postagem especial reunindo todas as dicas deixadas aqui e no facebook (/veredas-psicológicas).

Lembrando que você sempre pode sugerir algum filme pra gente aprofundar a conversa no Pimenta Nos Olhos Pra Ver Melhor. 



Até a próxima!




Um comentário: