quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Conheça o projeto Pimenta Nos Olhos Pra Ver Melhor



Já imaginou juntar as coisas que você mais gosta de fazer num único lugar? Pois é! O projeto Pimenta Nos Olhos Pra Ver Melhor nasceu dessa vontade de unir arte, Psicologia e conversa – três das nossas paixões – num evento leve e acolhedor, com objetivo de provocar sensações e pensamentos inusitados, propondo o ambiente ideal para a troca de impressões.

A proposta é usar filmes, músicas, livros e qualquer outra manifestação artística para levantar uma questão inicial, o “tema da vez”. Às vezes, usamos mais de um desses elementos e, quase sempre, a conversa transcende o tema proposto. Mas esse é o objetivo: ir além do que se vê!

O primeiro encontro aconteceu em Junho de 2013, com o filme Persona (1966), do diretor Ingmar Bergman. Falamos sobre muitas coisas interessantes: máscaras e papéis sociais, identidade, contato, relacionamentos e seus limites e fronteiras. 


"Pensa que não entendo? O inútil sonho de ser. Não parecer, mas ser. Estar alerta em todos os momentos. A luta: o que você é com os outros e o que você realmente é. Um sentimento de vertigem e a constante fome de finalmente ser exposta. Ser vista por dentro, cortada, até mesmo eliminada. Cada tom de voz, uma mentira. Cada gesto, falso. Cada sorriso, uma careta. Cometer suicídio? Nem pensar. Você não faz coisas desse gênero. Mas pode se recusar a se mover e ficar em silêncio. Então, pelo menos, não está mentindo. Você pode se fechar, se fechar para o mundo. Então não tem que interpretar papéis, fazer caras, gestos falsos… Acreditaria que sim, mas a realidade é diabólica (…)." – Persona, 1966.


Em Agosto de 2013, recebemos nossos convidados com um belo café da manhã. Nos acolhemos, conhecemos e, depois, foi a vez de Mariana Terra nos emocionar com sua interpretação fantástica em Nise da Silveira – Senhora das Imagens, peça de Daniel Lobo que ficou em cartaz em São Paulo, mas foi trazida até o nosso Pimenta em DVD.  







Entre tantos outros sentimentos e sensações, nos deparamos com a surpresa de que uma pintura pode ser dançada. 

Aquecemos nossos corações com a vida e a obra da grande psiquiatra alagoana Nise da Silveira!





Os nosso encontros acontecem todos os meses, na 4 Saberes – Cursos de especialização e qualificação (site: http://www.4saberes.com.br/), nossa parceira inestimável!

E a próxima provocação já está na agulha! Estamos ansiosas pra receber você!

Equipe Pimenta Nos Olhos: Luiza Braga, Nara Barreto e Talita Saldanha


Acompanhe a página do Pimenta Nos Olhos Pra Ver Melhor no Facebook:
https://www.facebook.com/pimentanosolhospravermelhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário